Meu Deus, não sei se sou eu que procuro a perfeição e gostaria de viver em um mundo onde todos pudessem se amar plenamente e se ajudarem mutualmente, mas não, no nosso mundo os seres humanos parecem que só querem fazer o mal para o outro, verem o "circo pegar fogo" e tudo isso por coisa banal, simplesmente para prejudicarem as pessoas, destruirem amizades, casamentos, desarmonizar ambientes.
É muito dífícil compreender isso, mas acho que tem pessoas mesmo que fazem de tudo para fazerem o mal para outras pessoas e não sossegam enquanto não conseguem isso e também pensam tanto em si, que se fazem passar por santa, mas são o próprio ser ruim em papel de cordeirinho e depois ainda tem a capacidade de fazerem a maior cara de inocente, como se nada tivesse ocorrido.
Eu já passei por algumas escolas em minha vida e vivi muitas vezes na pele o que é viver com outras pessoas que não conseguem aceitar que cada pessoa tem sua personalidade e podem se destacar ao seu modo e por isso fazem de tudo para puxarem o tapete de quem quer que seja, só para não se sentirem menosprezada ou em um ponto inferior e para atingirem objetivos chegam a fazerem cada coisa que só vendo.
Entretanto com tudo que passei em tantos anos de profissão e convivendo com diferentes seres humanos, nunca imaginei que pudesse dizer que a escola que escolhi para trabalhar os restos dos meus dias, a qual considerava um verdadeiro paraíso se tornasse o que é hoje e que nela pudesse trabalhar tantas pessoas maldosas, ruins, fúteis, sem escrúpulos, tão falsas.
Olha que já são quase 10 anos lá trabalhando, onde tudo era calma, escola de zona rural, tudo pequena, poucas professoras, poucas pessoas, longe de um mundo falso e terrível, com crianças maravilhosas e de uma educação não perfeito, mas um tanto próxima.
Nem 10 anos se passaram e não é que a melhoria do ensino trouxe mais profissionais da Educação para a escola (especialistas em determinadas áreas), por ser um pouco distante da zona urbana, algumas professoras saíram e outras vieram, acreditaram na necessidade de aumentar o número de funcionários para limpeza, cozinhar, cuidar das crianças, aula de informática, e tantas coisas. Não posso falar mal de todas essas pessoas novas que se agregaram no decorrer dos anos, mas construi muitas amizades com algumas delas, mas claro que no meio disso tudo tinha que aparecer algumas frutas estragadas, assim como aparecem em todos os lugares. Mas será que todos os lugares ocorrem isso mesmo?
Fico me perguntando cadê a minha paz para me dedicar aos meus alunos e continuar sendo o que sempre fui, sem precisar ser falsa, sem precisar passar por cima de ninguém, sem precisar cruzar o portão da Unidade Escolar e me deparar com pessoas que naquele dia não vão me cumprimentar, porque no dia anterior precisei alguém discutiu com ela e envolveu o meu nome no meio. Isso tudo sem contar que tenho que medir as minhas palavras, pois um comentário bobo e sem maldade pode chegar ao ouvido de outra pessoa, como se a tivesse rebaixado, humilhado e tudo pelas suas costas.
Sabe, muitas coisas andam ocorrendo, tento não levar a ferro e fogo e me dar com todos, mas essa semana me senti mal, foi ontem, pois cheguei em casa com o corpo tão cansado, como se eu tivesse com um peso tão imenso nas costas.
O problema não tinha nem sido comigo, aliás não quiseram colocar meu nome no meio de tudo e nem imagino o motivo para tal, mas tal pessoa inverteu a fala de tantas pessoas e em um tom de fofoca tão grande que fez com que uma pessoa querida por mim se sentisse muito mal, pois como alguém se sentiria se alguém chegasse até ela e dissesse que todas pessoas do período contrário falaram muito mal dela? Eu com certeza me sentiria muito mal e o clima deste ambiente ficou muito pesado e eu não sou de deixar para trás, fui atrás, vi o que realmente tinha ocorrido e tentei contornar a situação e resolver. Ainda bem que de certa forma apaziguei, mas fico a me perguntar como que uma professora, que se diz educadora adota tão comportamento? Será que esse o exemplo que ela quer dar aos seus alunos. Talvez seja por isso que o povo brasileiro só pensa em se dar bem e não quer fazer o bem, faz aquilo que lhe convém e que vai trazer vantagens, isso tudo sem contar que os maus exemplos são tantos que as pessoas acabam acreditando em teatrinhos e na bondade de uma pessoa tão falsa, mesmo sabendo que anteriormente antes essa essa pessoa tenha cometido muitos atos ruins, agressões, metidos em confusão e tudo o mais, pois como que Dado Dolabella ganha um milhão, escolhido pelo povo, com uma porcentagem tão alta, pois de todos que passaram por ali, ele foi o melhor. Será que foi mesmo, será que foi merecido? Que nada, o povo julgou pela sua própria justiça e aí se percebe que a justiça desse povo anda um tanto confusa e daqui a pouco vão acreditar em Papai Noel e achar que estão vendo eles. A base para essa educação social, política, com ética, valores e morais, deveria vir de casa, mas as famílias estão perdidas, sobre o ambiente escolar, mas infelizmente neste ambiente trabalham pessoas que não podem servir de exemplo nem a um animal irracional, quanto mais a crianças em formação. O que será desse país? O que será desse mundo?
Porém um ambiente escolar não é formado somente por professores, há também outros funcionários e esses falham em muito e quando são contratados, esquecem de capacitá-los para trabalharem com crianças, esquecem capacitá-los para que compreendam que em todo ambiente de trabalho há uma hierarquia, e que ninguém é superior a ninguém enquanto ser humano, mas profissionalmente cada qual tem que cuidar e fazer da melhor maneira possível a sua parte, mas tem pessoas que se esquecem disso e se acham no direito de fazerem tudo ao seu modo, como se fossem donos do mundo e ainda querem tirar vantagem de tudo. É, é esse mundo que nossos filhos herdarão e fico a me perguntar como será meu filho em sua adolescência, pois dou o exemplo, mas ao redor tudo inspira ao contrário.
Estou dando exemplo em um ambiente escolar, pois é onde estou inserida, mas em todo ambiente de trabalho deve haver isso, em todo canto devem haver pessoas que querem mandar mais no que realmente podem, não ficam no seu lugar, que tem muitas pessoas que fazer de tudo para prejudicar outro que trabalha ao seu lado, tem muitas pessoas que não falam e sim soltam veneno de cobra pela boca com a maior naturalidade do mundo, bem como se esquecem que perante a Deus todos são iguais, mas fazem aqui o seu próprio Deus e não olham a quem vão pisar, magoar, queimar, chatear, fazer o mal, prejudicar e até fazer perder o emprego.
Onde será que irá parar tudo isso? Espero que passe, que os seres humanos se conscientizem da importância de uma vida em sociedade e que todos só pensam no bem estar do seu próximo...
Olá amiga Alexia!
ResponderExcluirGostei muito da tua presença e comentário em meu blog..Volte mais vezes,ok? Tbm gostei do teu blog e dos teus escritos, li todos eles..Percebi o quanto você é pura, transparente, e verdadeira no que escreve..Parabéns!!
Amiga, caso vc tenha twitter, meu end. é esse:
http://twitter.com/RodriguesBomfim
Abraços e ótima semana!